BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

terça-feira, 12 de maio de 2009

Loja Maçônica "24 de Junho"


A Loja Maçônica "24 de Junho" resultou do trabalho dos maçons oriundos das Lojas de Natal e Recife, residente na cidade de Mossoró, criada em 24 de junho de 1873. O trabalho silencioso dos obreiros natalenses alcançava Mossoró, onde haviam maçons e com eles estabelecia entendimentos. A exemplo de suas congêneres, tinha fins humanitários, com uma filosofia que se fundamentava no princípio da defesa da liberdade e de livre manifestação de pensamento. Esta instituição transformou-se, logo cedo, num ativo centro de reuniões dos pedreiros-livres da cidade, um grupo de homens independentes e idealistas que combatiam a intolerância e o obscurantismo.
Por suas origens, era filiada aos altos poderes maçônicos do país, no caso, O Grande Oriente do Brasil, a que devia obediência. Dessa forma, a Loja de Mossoró nascia com uma tradição de que eram portadores certos grupos de livres pensadores, que tinham trânsito livre no comércio e em outros setores da vida da cidade. Nas publicações que apareciam no hoje mais que centenário jornal O Mossoroense, as opiniões do seu diretor, Jeremias da Rocha Nogueira, deixavam transparecer, claramente, suas tendências para o "espírito" da Maçonaria, com revelações que identificavam seus pontos de vista doutrinários. Aliás, no seu próprio frontispício anunciava ser um jornal "semanário, político, comercial, noticioso e anti-jesuítico".
Foi seu Venerável, aclamado, o comerciante José Paulino de Castro Medeiros, ficando sua primeira diretoria formada pelos demais obreiros: Conrado Mayer (suíço), 1º vigilante, Orlando Alves de Paiva, 2º vigilante, José Inácio Pereira do Lago, Orador, Abel Alegeu Dantas, secretário, Joaquim Fernandes Dias, tesoureiro e João Severiano de Souza, Mestre de Cerimônia.
No dia 24 de junho de 1880 foi inaugurado o seu prédio, em sessão magna presidida pelo então Venerável Frederico Antônio de Carvalho, já que inicialmente tinha sido instalada num sobrado velho, onde depois de remodelado, seria o escritório comercial da firma M.F. do Monte & Cia., da qual era sócio comanditário Miguel Faustino do Monte, "um comerciante empreendedor cujo capital sempre esteve ao serviço do desenvolvimento da cidade", conforme nos informa o historiador Raimundo Nonato. Em todo trabalho de construção do prédio da Loja, foi despendida a importância de quatro contos e seiscentos mil réis (4.600$000). A Loja despendeu um conto e seiscentos mil réis (1.600$000), sendo o restante arrecadado por ações de diz mil réis (10.000$000) distribuídos entre os sócios do Oriente.
Na época da fundação da Loja Maçônica "24 de Junho", a Maçonaria era uma instituição considerada inimiga da Igreja, e daí a repulsa de parte dos católicos e dos párocos que sempre se manifestaram em combate irreconciliável à instituição. E o fanatismo de alguns era tanto, que chegava a atingir as raias do absurdo, de tal modo, que um morador das vizinhanças da Loja, ficou uma noite inteira de tocaia, de bacamarte em punho, esperando que o imaginário bode preto saísse do prédio, para ele matá-lo com certeiro tiro. Essa luta da Igreja com a Maçonaria vinha desde 24 de abril de 1738, quando o Papa Clemente XII condenou a Maçonaria, a sociedade e as reuniões dos maçons e seus adeptos.
Em resumo, é essa a história da Loja Maçônica "24 de Junho", entidade pioneira de pedreiros-livres de Mossoró.

Um comentário:

  1. meu nome e mary,sou integrante de uma quadrilha junina que no proximo ano queremos homenagear mossoro pela libertação dos escravos e a marçonaria foi fundamental,gostariamos saber um pouco mais sombre o assunto.desde já agradeço a atenção. marydanyel@hotmail.com

    ResponderExcluir

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
O RN PASSA POR AQUI! - COM 122 BLOGS E MAIS DE 10 MIL LINKS, MOSSORÓ-RN

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...
Visualizar